Sec. Comunicação:

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Petróleo da camada pré-sal

A descoberta do petróleo da camada pré-sal pode mudar o futuro do Brasil. A riqueza pode transformar o país em um dos três maiores produtores mundiais e, dependendo do modelo de gestão, pode baratear e muito para o povo brasileiro a gasolina, o gás de cozinha, diesel e outros derivados. Contudo, essa é uma luta que envolve toda a classe trabalhadora, pois estão de olho no que é nosso! Para agradar ao mercado, aos EUA, investidores, grandes capitalistas, o governo sinaliza uma nova lei do petróleo que não garante as riquezas do pré-sal para o desenvolvimento do país, e sim para enriquecer as raposas do setor, ou seja, as empresas privadas ou diretamente os acionistas.

Assim, a nossa luta é pela reestatização da Petrobrás, cancelamento dos leilões do petróleo e um modelo de exploração do pré-sal que privilegie o desenvolvimento do povo brasileiro!

Jornada de trabalho de 40h sem redução de salários. Essa é uma luta histórica da classe trabalhadora. Está comprovado por economistas e entidades ligadas aos direitos dos trabalhadores que a redução da jornada de trabalho pode preservar a saúde do trabalhador, gerar mais emprego e impulsionar a economia com a inserção de mais trabalhadores no mercado de trabalho. Essa lei está em discussão no Congresso Nacional. Em ano de eleição, sabemos que a questão pode ser usada meramente como propaganda, mas cabe a nós lutarmos para conquistar a redução da jornada na CLT de 44h para 40 horas.

Notícias anteriores